Comunidade Escolar

A gestão participativa é a facilitadora de uma educação capaz de proporcionar a vivência democrática e o exercício da cidadania, onde a participação de todos contribui ativamente para que o seu papel social se cumpra, desenvolvendo a consciência social crítica e a cidadania. Na escola participativa a gestão é responsável não só pelos aspectos administrativos, financeiros, acadêmicos e pedagógicos, mas é também a promotora da própria participação, da motivação, do ânimo e da satisfação de todos, o que termina refletindo no desempenho da escola como um todo e na qualidade do trabalho que desenvolve. A ideia de uma escola participativa pressupõe sua articulação com os interesses e necessidades da comunidade escolar e local. Para tanto, a gestão deve oportunizar que todos tenham voz ativa e que essa voz seja legitimada, sendo preciso não apenas ouvir os diferentes segmentos e suas representações, mas, sobretudo, conferir a eles um grau de autonomia e de implicação nas decisões que os tornem coautores e partícipes da gestão escolar, sem que isso signifique a ausência de um líder ou enfraquecimento da liderança. Outra característica da escola participativa é a ênfase no trabalho em equipe, entendido aqui não apenas como trabalho em grupo, mas como um trabalho coparticipado no qual as decisões são tomadas coletivamente e as ações realizadas colaborativamente. Um gestor escolar envolvido com o princípio democrático e com a aprendizagem dos alunos deve desenvolver em sua prática a capacidade de interação e comunicação com os pais, alunos e pais; participar a capacidade de interação e comunicação com os pares, alunos e pais; participar ativamente dos grupos de trabalho ou discussões na escola e fora dela, abjetivando acompanhar a política educacional e normatizações dos sistemas de ensino; desenvolver capacidades e habilidades de liderança; compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e curriculares. Deve estar aberto às novas aprendizagens como a de tomar decisões sobre os problemas da organização escolar, das formas de gestão, da organização e prática na sala de aula, dentre outras; conhecer, informar-se e dominar métodos e procedimentos de pesquisa, bem como, as modalidades e instrumentos de avaliação do sistema de ensino, da organização escolar (avaliação institucional) e da aprendizagem escolar, elaborar; elaborar plano, com metas e ações objetivando a implementação do Projeto Político Pedagógico da escola. Com o objetivo de fundamentar as competências da gestão escolar democrática e de subsidiar os estudos, apesar de extensa, vale a pena citar Luck (2009) quando destaca que o diretor:  Garante o funcionamento pleno da escola como organização social, como o foco na formação de alunos e promoção de sua aprendizagem, mediante o respeito e aplicação das determinações legais nacionais, estaduais e locais, em todas as suas ações e práticas educacionais.  Aplica nas práticas de gestão escolar e na orientação dos planos de trabalho e ações promovidas na escola, fundamentos, princípios e diretrizes educacionais consistentes e em acordo com as demandas de aprendizagem e formação de alunos como cidadãos autônomos, críticos e participativos.  Promove na escola o sentido de visão social do seu trabalho e levadas expectativas em relação aos seus resultados educacionais, como condição para garantir qualidade social na formação e aprendizagem dos alunos.  Define, atualiza e implementa padrões de qualidade para as práticas educacionais escolares, com visão abrangente e de futuro, de acordo com as demandas de formação promovidas pela dinâmica social e econômica do pais, do estado e do muncípio.  Promove e mantém na escola a integração, coerência e consistência entre todas as dimensões e ações do trabalho educacional, com foco na realização do papel social da escola e qualidade das ações educacionais voltadas para seu principal objetivo: a aprendizagem e formação dos alunos.  Promove na escola o sentido de unidade e garante padrões elevados de ensino, orientado por princípios e diretrizes inclusivos, de equidade e respeito à diversidade, de modo que todos os alunos tenham sucesso escolar e se desenvolvam o mais plenamente possível.

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